quarta-feira, 21 de abril de 2010

Relatório 15º Encontro 20.04.2010

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II / Língua Portuguesa


Relatório XV Encontro
GESTAR II
(Língua Portuguesa)

Formadora: Luiziana Lima Gonzaga

O XV Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II foi realizado em 20 de abril de 2010 na Escola Municipal Filgueiras Lima no horário de 18h às 22h.
Este décimo quinto encontro se refere à TP1(Unidades 1 e 2) do curso Gestar II que está relacionada ao tema Linguagem e Cultura, enfatizando as variantes lingüísticas: dialetos e registros/desfazendo equívocos.
Os objetivos principais desta oficina são: Relacionar língua e cultura, identificando os principais dialetos e registros do Português e caracterizar a norma culta, a linguagem literária, a língua oral e a língua escrita.
Este encontro teve a seguinte programação abaixo:
18h00-Acolhida com músicas de diferentes registros.
18h30-Retomada do estudo das unidades 1 e 2 – TP1.
20h- Realização de atividades das unidades estudadas para aplicação em sala de aula.
21h- Socialização dos Avançando na Prática.
21h40- Avaliação da oficina.
21h50-Motivação e encaminhamentos para o próximo encontro TP1 (unidades 3 e 4) em 04/05/10.



Este décimo quinto encontro relacionado à TP1 – Unidades 1 e 2, envolvendo a Linguagem e Cultura mostrando como elas estão interrelacionadas, aconteceu de forma muito tranqüila com a participação constante de todos os cursistas. Nestas unidades houve uma concentração maior nos conteúdos relacionados às variantes lingüísticas: dialetos e registros/desfazendo equívocos.
Nossa oficina iniciou-se com a apresentação de diversas músicas pertencentes a diferentes registros. Foram apresentadas as músicas Pelados em Santos dos Mamonas Assassinas que é um retrato alegre do Brasil, Samba do Arnesto e Trem das Onze de Adoniram Barbosa, Vaca Estrela e Boi Fubá de Luiz Gonzaga e Anos Dourados de Tom Jobim e Chico Buarque. Este momento foi muito animado, onde todos os cursistas participaram cantando as músicas e realizando reflexões sobre os diversos registros presentes em cada uma delas.
Após esta acolhida, realizamos a retomada do estudo das unidades 1 e 2 da TP1 com a apresentação de slides sobre as Variantes Linguísticas, os dialetos e os registros do Português. A cada dialeto e registro apresentado, colocávamos um exemplo para a turma sobre o mesmo. Foi muito importante esta exemplificação, pois acontecia um debate sobre o assunto, enriquecendo bastante a aula.
Nesta apresentação, ressaltamos os conceitos de dialetos e registros, como também, as variantes lingüísticas com seus equívocos. Mostramos também, que os principais dialetos são: o etário (da criança, do jovem e do adulto); o geográfico, ou regional; o de gênero (feminino e masculino); o social (popular e culto); o profissional.
Destacamos ainda, o conceito de Cultura que é o conjunto de formas de fazer, pensar e sentir de uma pessoa ou de uma sociedade, configurando-se como construção histórica que varia no espaço e no tempo, como também o conceito de Língua que é, ao mesmo tempo, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação. A língua tem o mesmo caráter dinâmico da cultura.
Com isto, concluímos que sociedade, cultura e língua são construções históricas dos sujeitos, uma interferindo sobre as outras e o mais importante de tudo, provando que essas três “instâncias” estão em constante processo de transformação.
Em seguida, realizamos diversas atividades das unidades, com a leitura de alguns textos como Retrato de Velho e Caso do vestido, enfatizando a interrelação entre língua e cultura e o texto literário. Este momento foi muito importante porque houve um grande envolvimento dos cursistas com seus questionamentos e reflexões.

No momento de socialização dos relatos reflexivos que se referiam aos Avançando na Prática, houve o envolvimento dos cursistas, relatando com entusiasmo o resultado de suas atividades realizadas em sala de aula. Alguns cursistas ainda não apresentaram o Avançando na Prática, pois agora que iniciaram as aulas nas escolas públicas de Fortaleza. No entanto, as apresentações que aconteceram foram excelentes.
Após esta socialização dos relatos, apresentamos a Oração do Matuto como fechamento de nossa oficina. Esta oração retrata exatamente a linguagem utilizada pelo morador do sertão. Vale ressaltar aqui, um trecho desta Oração do Matuto.

Ói, Deus, nóis tá sempre pedindo as coisas pro Sinhô.
Nóis pede dinhero, nóis pede trabaio
Nóis pede pra chovê e se chove demais
Nóis pede pra Pará mode a coiêita num afetá.

Por último, encerramos esta oficina com as informações essenciais a respeito do próximo encontro e com a realização da avaliação da oficina.
Nas avaliações feitas pelos cursistas, esta oficina atingiu os objetivos propostos, trazendo algo de positivo para a prática pedagógica de cada cursista.

Sem comentários:

Enviar um comentário