quinta-feira, 1 de julho de 2010

Relatórios 19º e 20º encontros (08 e 22/06/2010)

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II / Língua Portuguesa


Relatório XIX e XX Encontros
GESTAR II
(Língua Portuguesa)

Formadora: Luiziana Lima Gonzaga

Os XIX e XX Encontros do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II foram realizados em 08 e 22 de junho de 2010 na Escola Municipal Filgueiras Lima no horário de 18h às 22h.
Estes encontros se referem às duas Oficinas de Avaliação que devem ser realizadas ao final do curso Gestar II.
O objetivo principal destas oficinas é avaliar os trabalhos desenvolvidos pelo cursistas (Portfólio, Memorial e Projetos).
Estes encontros tiveram as seguintes programações abaixo:
19ºencontro:
18h00-Acolhida com a apresentação do texto: Sou Professora.
18h30-Apresentação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas durante todo o curso.
21h40- Avaliação da oficina.
21h50-Motivação e encaminhamentos para o próximo encontro (2ª Oficina de Avaliação) em 22/06/2010.
20ºencontro:
18h00-Acolhida com a apresentação do texto: E o cansaço?
18h30-Apresentação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas durante todo o curso.
21h- Avaliação da oficina.
21h30-Encerramento final do GESTAR II com Festa Junina.
Nossas oficinas iniciaram-se com a apresentação dos textos Sou Professora e E o cansaço? que retratam muito bem a rotina e a vivência de ser professor atualmente.
Após esta acolhida, iniciamos as apresentações e as avaliações dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas durante todo o curso. Cada cursista apresentou seu trabalho que era composto pelo Portfólio, Memorial e os Projetos desenvolvidos na escola.
Durante as apresentações, todos estavam atentos respeitando o trabalho do colega e tirando as dúvidas, quando necessário. Este foi um momento muito rico, pois tivemos a oportunidade de trazer para nossa sala de aula do Gestar II tudo o que foi estudado e desenvolvido nas escolas.
Alguns cursistas fizeram suas apresentações utilizando o computador, outros, preferiram apenas relatar tudo o que foi realizado e apresentaram um banner com todas as informações.
Nestas apresentações, observamos a seriedade e a responsabilidade dos cursistas com relação ao desenvolvimento dos trabalhos.
E por último, realizamos nossa festa junina como o encerramento do curso, já que estávamos no mês de junho. Este momento foi maravilhoso, havendo uma grande interação de todos.
Este foi o nosso último encontro do Gestar II e já está deixando saudades. O Gestar II foi um imenso aprendizado tanto para a formadora como para os cursistas. Sentimos que nós, formadora e cursistas, construímos uma relação de intensa amizade.
Além disto, aprendemos que na vida precisamos ser persistentes em tudo e nunca desistir diante das dificuldades. Em alguns momentos, com todas as dificuldades enfrentadas, conseguimos descobrir que sempre temos um ombro amigo onde podemos nos apoiar. Isto prova que além do conhecimento teórico adquirido neste curso, o maior aprendizado do GESTAR II foi esta confiança, cumplicidade e amizade de todos os que fizeram parte da Turma 5/2010 deste curso.
Nas avaliações feitas pelos cursistas, gostaria de deixar registrado alguns comentários de nossos últimos encontros.
A cursista Sônia relatou assim: “Esse nosso último encontro está com um gostinho de saudade. Apesar do local abafado, sem recursos, a missão foi cumprida. Os conteúdos dos guias são excelentes e bem aplicados, fizeram e farão a diferença. A formadora se dedicou ao máximo para passar os conteúdos e fez isto muito bem. Gostaria que outros cursos aparecessem e fosse tão bom como esse foi. Cheio de dificuldades, mas valeu à pena”.
Já a cursista Silvia Helena deixou registrado assim: “O Gestar II foi uma experiência maravilhosa, onde aprendemos muitas coisas que são necessárias a nossa prática profissional. O material é riquíssimo e contribui bastante com o ensino de Língua Portuguesa. Nossa formadora não poupou esforços para tornar nossos encontros ricos de significados.”

Sem comentários:

Enviar um comentário