quarta-feira, 19 de maio de 2010

Relatório 17º encontro 18.05.2010

Secretaria Municipal de Educação
Coordenação de Ensino Fundamental e Médio


Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II / Língua Portuguesa


Relatório XVII Encontro
GESTAR II
(Língua Portuguesa)

Formadora: Luiziana Lima Gonzaga

O XVII Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II foi realizado em 18 de maio de 2010 na Escola Municipal Filgueiras Lima no horário de 18h às 22h.
Este décimo sétimo encontro se refere à TP2(Unidades 5 e 6) do curso Gestar II que está relacionada ao tema Análise Linguística e Análise Literária.
Os objetivos principais desta oficina são: Resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática e o conceito e a constituição da frase e do período e aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem (leitura e produção de textos e análise lingüística).
Este encontro teve a seguinte programação abaixo:
18h00-Acolhida com o texto Transa Gramatical.
18h30-Retomada do estudo das unidades 5 e 6 – TP2.
20h- Realização de atividades das unidades estudadas para aplicação em sala de aula.
21h- Socialização dos Avançando na Prática.
21h40- Avaliação da oficina.
21h50-Motivação e encaminhamentos para o próximo encontro TP2 (unidades 7 e 8) em 01/06/10.
Este décimo sétimo encontro relacionado à TP2 – Unidades 5 e 6, envolvendo a Análise Linguística e a Análise Literária aconteceu de forma muito tranqüila com a participação constante de todos os cursistas. Nestas unidades houve uma concentração maior nos conteúdos relacionados à gramática e seus vários sentidos, como também, a frase e sua organização.
Nossa oficina iniciou-se com a apresentação de um texto com o título Transa Gramatical elaborado por uma aluna do curso de Letras da Universidade de Pernambuco.
Após esta acolhida, realizamos a retomada do estudo das unidades 5 e 6 da TP2 com a apresentação de slides sobre os conteúdos estudados anteriormente pelos cursistas.
Nesta apresentação, ressaltamos os conceitos de Gramática Interna, Gramática Descritiva e Gramática Normativa. Aqui, enfatizou-se que a Gramática Interna se refere ao conjunto dos recursos lingüísticos que o falante aciona, mesmo inconscientemente, ao fazer uso da língua. Neste caso, utiliza-se o ensino produtivo da língua, que privilegia o desenvolvimento da língua “em uso” e pretende desenvolver novas habilidades do falante.
Já a Gramática Descritiva procura descrever os usos das regras da língua e buscar razões para esses usos, sem a preocupação de rotular os empregos em “certos” e “errados”, mas sim em “adequados” ou “inadequados”. Neste tipo de gramática, se utiliza o ensino reflexivo.
E por último, temos a Gramática Normativa, também descritiva e teórica, que está voltada para as regras da norma culta, privilegiando ainda a modalidade escrita e a linguagem literária.
Mostramos também o conceito de frase como sendo a unidade do texto que se caracteriza por apresentar, no contexto em que aparece, uma unidade de sentido.
Destacamos ainda, o conceito de oração e período. Neste momento, realizamos uma atividade de reorganização com a ordenação dos trechos do conto de Stela Maris, Parceria, que, na verdade, são bilhetes trocados entre duas amigas.
Em seguida, realizamos diversas atividades em grupo que envolvem todo o conteúdo estudado.
Com isto, concluímos que se um dos objetivos do ensino de Língua Portuguesa é auxiliar nosso aluno a desenvolver a competência para o uso da língua, nas mais diversas situações sociais, inclusive as que exigem o uso da modalidade escrita e da norma culta, a gramática normativa não pode ser descartada.
No momento de socialização dos relatos reflexivos que se referiam aos Avançando na Prática, houve o envolvimento dos cursistas, relatando com entusiasmo o resultado de suas atividades realizadas em sala de aula. Todas as apresentações que aconteceram foram excelentes.
Após esta socialização dos relatos, encerramos esta oficina com as informações essenciais a respeito do próximo encontro e com a realização da avaliação da oficina.
Nas avaliações feitas pelos cursistas, esta oficina atingiu os objetivos propostos, trazendo algo de positivo para a prática pedagógica de cada cursista.

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